quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O MAL DAS MACAS ESPIRITUAIS

Tenho um amigo, um bem especial... presente de Deus pra minha vida. Ele mora longe, no RJ, mas vira e mexe nos encontramos nas vias "internéticas".


Algumas vezes ele me discipula, outras eu o discipulo... coisa que amigos verdadeiros fazem vez ou outra.


Na última segunda nos encontramos na net... depois de algumas "charlas", ele me disse que o Senhor Jesus estava lhe dando uma Palavra: Marcos 2 e que eu deveria meditar nela, coisa que ele também faria.

Quando li o texto, não "identifiquei" nada, a princípio, que tivesse algo a ver comigo, pois se Deus manda ler, certamente deseja falar e ser ouvido. 

Quando reli o texto, com o coração mais aberto e a alma mais curiosa, comecei a perceber que Jesus tinha algo muito precioso naquelas linhas e isso serviria não apenas para mim, mas para todos os visitantes do blog.

O que eu não contava era que isso se converteria no tema da célula que fizemos na noite de hoje na igreja.

Vamos ao texto...


MARCOS 2.1-12

1 E alguns dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa. 2 E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra. 3 E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro. 4 E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico. 5 E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. 6 E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: 7 Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? 8 E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vossos corações? 9 Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda? 10 Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), 11 A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa. 12 E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos.

Não quero tratar de todo o texto, mas chamar atenção para o que o Senhor ministrou ao meu espírito.

Versículo 3 

Quantas vezes queremos avançar, mas nos sentimos presos, e estamos de fato, por coisas do passado, por sonhos frustrados, por feridas abertas. 

Muitas são as coisas que podem nos deixar paralíticos espirituais, presos na maca da amargura, do rancor, da imoralidade, dos maus pensamentos, da frustração. 

Graças a Deus q as macas ñ foram feitas pra permanecermos nelas. Elas são um utensílio temporário e com Cristo e em Cristo conseguimos dela sair. 

Por mais que sejam muitos os motivos que nos puseram em uma maca espiritual, um único poder é mais do que suficiente para nos tirar dela: Jesus Cristo de Nazaré. 

Mas ainda que haja rios de intercessores a nosso favor, ainda que Jesus já esteja pronto para nos libertar das amarras, eu preciso estar disposto a levantar, a andar, a mover-me no tempo da liberdade em Deus e com Ele. 

Parece fácil e óbvio, mas acontece que a tristeza, a amargura, o rancor, o pecado... eles nos imobilizam e mantém presos à maca. 

Decidir querer sair é suficiente? Quase, pois além da decisão de ser livre, tenho que caminhar, mover-me pra essa liberdade... que só em Cristo é encontrada. Ele veio pra libertar os cativos, dar vista aos cegos, curar os enfermos, encher de alegria aos que estavam tristes, a por em liberdade os antes algemados... Por isso que a cura do paralítico foi liberada depois de perdoados os pecados daquele homem. 

Agora, amados... o que tem te prendido a macas espirituais? 
O que tem te feito chorar? 
O que tem entristecido o teu coração? 
O que tem te feito sentir-se desprezível e indigno da presença de Jesus? 

Faça a sua lista de erros, de pecados, de sentimentos ruins e aproveite o momento (especial) e crave cada uma destas coisas na Cruz. 

Exatamente no momento em que escrevia isso parei e fiz a minha lista. 

Orem, queridos, Jesus está voltando, mas não vem buscar a Igreja, porque esta se corrompeu e virou domínio/reino de homens. Ele vem buscar a Noiva que se encontra dentro da igreja. 

Mas para ser noiva Romanos 8 é cristério. Para ser noiva, limpeza, santidade, não ter máculas, ter o sangue de Jesus sobre nossas vidas (espírito, alma e corpo) é critério... 

Não ouse perder mais tempo. Caminhemos juntos com o Espírito Santo rumo à santificação. Deixemos Jesus operar o que quiser em nossas vidas, pois somente esta operação nos tira das macas que a vida, o inimigo e nós mesmos nos colocamos. 

Sejamos livres em Jesus, a Maravilha de Deus nos espera... Maranata!!! 

Versículo 4 

Não conseguimos ver Jesus com multidões de tranqueiras na frente. Temos q tirar o lixo, os impedimentos para chegar à Sua intimidade, para estar em Sua presença 

Versículo 9 

Devemos seguir algumas etapas para lograrmos sair definitivamente destas macas espirituais:

a) levanta; 

b) toma o que te impede de caminhar / assume o controle sobre o que te impede a avançar; 

c) anda / segue em frente sem justificar porque não conseguia avançar

É preciso uma mudança de cosmovisão (visão que tenho a respeito das coisas, de como elas acontecem, do seu por que), de perspectiva, de paradigmas = já não há impedimentos, é por fé.

Versículo 11 

Vá para casa, retome o caminho, resolva o que for preciso, conserte o que ficou "rompido" 

Versículo 12 

O paralítico seguiu a voz de Deus, obedeceu sem questionar, sem se justificar, sem pestanejar.

O resultado da obediência imediata? 

As pessoas louvam a Deus pelo milagre em nossas vidas!!

Glória a Deus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário